CERTIC inaugura Banco de Empréstimo de Tecnologias de Apoio (BETA)

10-03-2013 12:43

Logótipo do BETA

Nos próximos dias 13 e 14 de Março, será inaugurado o Banco de Empréstimo de Tecnologias de Apoio (BETA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), numa exposição organizada pelo curso e centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade. A exposição, denominada “Yes, I Can” (sim, sou capaz), terá lugar na Biblioteca Central desta universidade, na quarta-feira até às 17h e quinta-feira apenas durante a tarde (até às 17h). 


O BETA, da responsabilidade do Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC) da UTAD, disponibiliza cerca de 450 produtos de apoio para pessoas com deficiência e idosos nas áreas da mobilidade, habitação, cuidados pessoais, comunicação e informação, recreação e lazer, terapia e treino. 

São produtos comerciais usados ou concebidos e adaptados na UTAD. A maioria dos produtos foi doada pela fundação sueca AGAPE, estando a ser inspecionados e reparados pelos alunos de Engenharia de Reabilitação. O material disponível e os desafios que apresentam constituem ao mesmo tempo um forte contributo para a formação dos alunos deste curso, único no sistema de ensino superior português.

O serviço de empréstimo de Tecnologias de Apoio do CERTIC abrange a área geográfica do distrito de Vila Real. Podem candidatar-se ao serviço do BETA cidadãos com deficiência ou incapacidade, de natureza permanente ou temporária, a residir no distrito de Vila Real; instituições e organizações do distrito de Vila Real parceiros deste serviço; estudantes com deficiência ou incapacidade, de natureza permanente ou temporária, da UTAD, bem como serviços, escolas e departamentos desta Universidade.

As  pessoas interessadas, podem consultar os produtos disponíveis e o regulamento do serviço na Internet no endereço, www.beta-vilareal.net, devendo depois preencher um formulário do pedido de empréstimo. O empréstimo será efetuado após uma avaliação das necessidades e dos produtos mais adequados. O empréstimo dos Produtos de Apoio é gratuito mas implica a entrega de uma caução (reembolsável) de acordo com o tipo de equipamento e em valor a definir pelo CERTIC.

O CERTIC reuniu recentemente com várias instituições de apoio a pessoas com deficiência e idosos e representantes do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real, no sentido de os esclarecer sobre os objetivos deste serviço de empréstimo, incentivar a criação de uma rede de Bancos de Produtos de Apoio a nível distrital e de avaliar formas de colaboração e parceria. O próximo passo será o estabelecimento de protocolos de colaboração entre as instituições.