CERTIC recebe 13 toneladas de Produtos de Apoio da Fundação AGAPE

26-12-2012 08:00

Nesta quarta-feira, dia 26 de Dezembro, o CERTIC - Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe 13 toneladas de Produtos de Apoio/Ajudas Técnicas para pessoas com deficiência e idosos doados pela Fundação sueca AGAPE.

Os Produtos de Apoio doados foram recolhidos pela Fundação AGAPE em Centros de Tecnologias de Apoio da costa Oeste da Suécia, onde se encontra sedeada a fundação. Estes produtos, apesar de usados, podem na generalidade ser reutilizados. A maioria dos produtos destinam-se à mobilidade pessoal (cadeiras de rodas, acessórios para cadeiras de rodas, elevadores de transferência eléctricos, andarilhos, equipamentos para treino de marcha, canadianas) e à higiene pessoal (cadeiras sanitárias, assentos elevados de sanita). Foi também doado mobiliário adaptado para a habitação (camas articuladas, colchões anti-escara) entre outros produtos na área da reabilitação. No total, são cerca de 360 Produtos de Apoio e 230 acessórios ou peças de equipamentos que serão nos próximos meses objecto de inspeção e manutenção técnica, de testes de segurança e catalogação informatizada, pelos alunos da licenciatura e do mestrado em Engenharia de Reabilitação da UTAD.

O material recebido será reutilizado em três vertentes:

1 - atividades de formação, investigação e desenvolvimento de projectos de Engenharia de Reabilitação;

2 - aumento e melhoria das condições de acolhimento de estudantes com deficiência na UTAD, nomeadamente ao nível das residências universitárias;

3- criação de um serviço de empréstimo de produtos de apoio (Banco Local de Produtos de Apoio) à comunidade do distrito de Vila Real.

O Banco Local de Produtos de Apoio deverá estar disponível a partir de Março do próximo ano e irá incluir outros produtos existentes no CERTIC nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (interfaces de acesso ao computador, computadores, sistemas alternativos de comunicação) e da Recreação e Lazer (brinquedos, equipamentos de lazer e jogos adaptados). Muitos destes produtos de apoio do CERTIC foram concebidos e adaptados pelos alunos da UTAD. É também intenção do CERTIC incentivar a criação de uma rede de Bancos de Produtos de Apoio a nível distrital, em articulação com outras instituições do distrito de Vila Real, de forma a aumentar a capacidade de resposta local. Para efeitos de divulgação, será criado um portal na Internet com a informação sobre os produtos disponíveis e condições de acesso.

O valor estimado pela Fundação AGAPE dos Produtos de Apoio doados ao CERTIC  ronda os 40 mil euros. Este valor, para produtos em segunda mão, poderá ser substancialmente superior, mas só com uma análise técnica posterior será possível obter uma avaliação mais rigorosa. O transporte destes equipamentos para Portugal foi realizado pela empresa DSV Transitários Lda, após uma consulta ao mercado e custou 3.800,00€, verba suportada pelo CERTIC e pelo curso de Engenharia de Reabilitação da UTAD.

Atualmente, a Fundação AGAPE tem apenas duas parcerias institucionais em Portugal, resultantes de um processo de reestruturação de contactos para o nosso país que teve lugar no último semestre: a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o CERTIC/UTAD.  No âmbito desta colaboração, o CERTIC poderá atuar como facilitador de doações de Produtos de Apoio para instituições da Região Norte de Portugal e é responsável por um site na Internet com notícias sobre estas doações disponível em: https://fundacaoagape-portugal.webnode.pt. A seleção da empresa de transporte dos Produtos de Apoio será da responsabilidade das entidades interessadas em beneficiar das doações, podendo optar pelas ofertas menos onerosas que conhecerem.

A AGAPE não doa este este material a título individual, mas tenta assegurar que chegue a quem necessita através de instituições e organizações que prestem apoio a pessoas com deficiência e/ou idosos, sendo proibida a sua comercialização.

O CERTIC, entre outras atividades, presta serviços à comunidade na avaliação de Produtos de Apoio e Acessibilidade desde 2001 e o curso de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas  da UTAD é ainda o único existente no sistema de ensino superior português.

A Fundação AGAPE é uma ONG de apoio a pessoas em desvantagem social, independente e neutra ao nível político e religioso, com sede em Falkenberg - Suécia. Desenvolve a sua atividade desde 1984 e até à data tem feito doações a cerca de 30 países, entre os quais Portugal. Para o  nosso país, a AGAPE enviou, desde 2008, 57 camiões de produtos de apoio e material hospitalar, encomendados por Câmaras Municipais, Misericórdias e outras instituições de apoio a pessoas com deficiência e idosos.

A recepção do material da AGAPE está prevista para as 14h do dia 26 de Dezembro, no edifício da UTAD localizado na Av. Almeida Lucena, próximo do Jardim da Carreira, em Vila Real.

Notícias na Comunicação Social:

21-01-2013 - Local Visão TV

03-01-2013 - A Voz de Trás-os-Montes